Notícia da Câmara (reunião de Agosto 2011)

Aprovados projectos dos centros de vela, canoagem e remo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

praia_norteaA Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de câmara, os projectos e respectiva abertura do concurso público para três equipamentos desportivos náuticos no âmbito do projecto “Centro de Mar”. Ao todo, vão ser investidos mais de cinco milhões de euros em equipamentos desportivos destinados à vela, remo e canoagem em Viana do Castelo.
Os projectos submetidos a reunião de executivo integram o projecto “Centro de Mar”, aprovado no âmbito do Programa Operacional dos Factores de Competitividade – COMPETE do QREN e que integra o Cluster do Mar da região norte com investimentos globais a rondar os 25 milhões de euros, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região. O objectivo principal é constituir como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica.
Esta estrutura do Centro de Mar vai, por isso, apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais e implica a construção de meios físicos como o Posto Náutico de Vela, o Centro de Canoagem e o Centro Náutico de Remo.
O equipamento dedicado à Vela, com um orçamento base de 1.9 milhões de euros, vai nascer na área do Campo d’Agonia e integrará um hangar e um equipamento social dedicado à vela para pessoas com mobilidade reduzida. Do projecto consta ginásio, zona de apoio, salas de formação e ainda o arranjo de toda a envolvente.
No equipamento destinado à Canoagem, a situar na margem esquerda do rio Lima (Darque), estão previstos investimentos de 1.5 milhões de euros, com a construção de três pavilhões que proporcionarão melhores condições dos atletas e o alargamento da actividade para as escolas e turismo de lazer. Estas infra-estruturas ribeirinhas visam potenciar o uso desportivo do rio Lima, valorizando os clubes que vem, ao longo dos anos, divulgando as modalidades náuticas.
No Remo, onde serão investidos mais de 1.7 milhões de euros na requalificação e ampliação da antiga “Fábrica das Boinas” (Parque da Cidade), irá nascer o Centro Náutico de Remo para os dois clubes vianenses que irão poder ter outras condições, estando previstas instalações adequadas para os seus 75 atletas. O projecto de execução integra pavilhões para o equipamento de remo, áreas administrativas e balneários e ainda uma sala de exposição dos troféus dos clubes, com larga história.
Viana do Castelo, 09 de Agosto de 2011
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Loading...