domingo, 28 de agosto de 2011

ASSINATURA DO PROTOCOLO CÂMARA/ARCO/NÁUTICO

FINALMENTE...

O processo de concurso e construção do novo posto náutico do remo está quase a arrancar!

Amanhã dia 29 pelas 17,30h na Biblioteca Municipal, vai ser, finalmente, assinado o Protocolo de Construção e Dinamização do centro do remo, entre a Câmara, o Arco e o Náutico.

Este protocolo integra-se no âmbito do projecto "Centro de Mar" que constituirá, em Viana,  um pólo agregador da náutica e do turismo náutico através da articulação, em rede, de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de um conjunto de elementos patrimoniais e ambientais, potenciadores da criação de novas actividades relacionadas com a valorização do mar, e de novas competências, nomeadamente na área dos serviços à náutica.

Este protocolo prevê que o Centro de Remo de Viana do Castelo, garantido que esteja o seu financiamento comunitário no âmbito do Centro de Mar, ocorrerá até Dezembro de 2012.

Prevê desenvolver e concluir, após aprovação da candidatura, o processo de agregação tendente à criação de uma só estrutura associativa desportiva promotora da actividade do remo, na cidade de Viana do Castelo, com a cedência inicial do equipamento por 20 anos, renovável por períodos de 10 anos, sem encargos, nos termos do contrato a celebrar oportunamente entre as partes.

São diversas as obrigações que constituirão a oferta nas várias modalidades do Remo com desenvolvimentos na actividade regular de iniciação, formação e competição do remo e, também, a participação em regatas nacionais e internacionais, passando ainda pelas inovações nas vertentes escolar, recreativa, turística e remo adaptado a cidadãos com deficiência.

A organização de regatas nacionais e internacionais de fundo e velocidade, o desenvolvimento de campos de férias, o apoio logístico a estágios de âmbito nacional e internacional, a parceria para apoiar  planos de formação técnica qualificada, objectivamente garantindo a actividade desportiva regular, serão igualmente tarefas muito ambiciosas para os novos dirigentes do remo de Viana.

O incremento em 20% do número de atletas federados e da recreação é outra das obrigações que a nova estrutura do remo de Viana deverá garantir até 2016. 

Finalmente será elaborado conjuntamente com o Município um Regulamento de Utilização da nova Instalação para o Remo, que contará com um funcionamento no horário de Inverno, 3 horas, e no de Verão 7 horas/dia, garantindo a utilização das embarcações desportivas de recreio e lazer e o enquadramentio técnico para o desenvolvimento da actividade do remo lazer/turismo em condições a acordar com o município.

As gentes que efectivamente querem SERVIR o REMO e NÃO-SERVIR-SE DO REMO...deveriam "abraçar este projecto" e reconhecer o esforço que a Autarquia Vianense, e mais especificamente o seu Presidente e vice Presidente, está a projectar para a cidade e para os actuais e futuros praticantes do Remo em Viana.

Os jovens são quem mais importa ajudar...a ter condições dignas -que nunca existiram em Viana- e que, só desta forma, será possível melhorar!

BEM HAJAM todos aqueles que, desinteressadamente, se entregaram a esta causa de cidadania.

Um agradecimento especial aos actuais Presidentes do ARCO e do NÁUTICO, Esteves e Guimarães, pela sua ambição e teimosia em SERVIR O REMO!

Sem comentários: