domingo, 25 de setembro de 2011

Campeonato Nacional de Sprint Remo em Viana do Castelo-Caminhense grande vencedor!

Numa organização da Federação Portuguesa de Remo, ARCO e Clube Náutico de Viana, com o apoio e patrocínio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Caixa Agrícola e Intermarché Mazarefes, realizou-se no dia 24 de Setembro de 2011, o Campeonato Nacional de Sprint Shell, na categoria de Juniores e Seniores.
Estiveram presentes 11 Clubes, cerca de 250 atletas, 104 embarcações distribuídas em 16 regatas nas embarcações masculinas de 1x, 2x, 4-, 4x e 8+, e 1x, 2x, 4x e 8+ femininas.
A ARCO concorreu com 9 equipas tendo obtido 2 primeiros lugares em 1x júnior feminino e 8+ sénior feminino. O Náutico, devido à saída dos seus remadores juniores e seniores, para Caminha na presente época, ao contrário da época passada em que apresentou 9 tripulações, neste ano, com pena nossa, não concorreu a esta regata. Vários dos atletas presentes em representação do Caminhense e que acabaram por ser vencedores de diversas regatas, pertenciam ao Náutico de Viana.
O publico acorreu em quantidade considerável, à frente ribeirinha, pese embora o vento frio que se fez sentir principalmente de tarde fosse um handicape para que, seguramente, contássemos com o dobro das pessoas.
A prova rainha de 8+ sénior masculino, ganha brilhantemente nos últimos metros pelo Caminhense, proporcionou um despique empolgante entre as 6 equipas finalistas que entraram na meta praticamente em 5 segundos.
A organização do Arco e do Náutico de Viana têm a tarefa de fazer com que esta iniciativa de trazer o remo nacional a Viana seja para continuar por muitos anos, e, para isso, estão a envidar esforços diversos para tornar esse objectivo exequível, em concreto, de forma a que se assista em Viana a regatas como as dos tempos áureos da época de Humberto de Barros, grande senhor do remo Vianense, fundador do Clube Náutico de Viana, que fez na cidade dos anos 50, 60 e 70 um ex-libris do remo ibérico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Há muito que não se via regata com tanta gente à assistir. Pena as condições plano de agua.
Sobre as brilhantes vitórias do shell 8+ SCC junior e Senior cabe frisar que no primeiro 7 atletas eram de Viana (arco e nautico) e no segundo, shell 8+ Senior 7 (sete) eram de Viana (nautico). Pena é que assim seja, por todas as incombências que se conhece...